Separação Invisível
Hiato, passeio ao shopping (documentário 2000,20 Min.).
Por amigos do cooperativismo
Vladimir seixas, Brasileiro, cineasta filósofo, mestrando em estética e filosofia da arte, produziu um documentário muito interessante, que mostra a realidade de milhares de pessoas que sofreu preconceito discriminação por morarem em comunidades carentes do Rio de janeiro.
Passeio, este acontecido de forma pacífica e foi promovido pelo MST, mas diante da visita inesperada dos moradores das comunidades carioca, o ato tornou-se grandioso e teve repercussão nacional e internacional, ampla cobertura pelos meios de comunicação escrita e televisiva e mostrou o preconceito vivido por pessoas carentes das comunidades do Rio de janeiro.
O ato tornou-se um exemplo para as instituições governamentais, como também para a própria sociedade, visto que ressaltaram as diferenças sociais e culturais do nosso país, promovido pelo MST o ato levou moradores de comunidades do Rio de janeiro, para um passeio ao shopping da zona sul carioca.
Os manifestantes queriam apenas um dia diferentes em suas vidas, más pelo preconceito e por serem pessoas de níveis social diferentes dos consumidores habituais, transformou-se numa manifestação política Por quê? Ela não tem efeito algum a não ser o fato de mostrar as diferenças entre as posições de classes sociais.
O preconceito foi tão desmedido que alguns manifestantes se perguntaram ‘’cadê o direito de ir e vir- não posso usar o banheiro para lavar o meu filho’’.
O documentário dirigido por Vladimir seixas mostra uma realidade que sabemos que existe, mas não nos preocupamos em divulgar essa realidade. Muito relevante foram os das personalidades como: o documentarista Sílvio Tende, a professora Ivana Bentes e o filósofo James Aream.
Nenhum comentário:
Postar um comentário